Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vilipêndio

A maior das forças

Voltemos aos animais.

Formigas. O mais aborrecido dos bichos. Sempre à espreita de qualquer rasto de açucar do açucareiro ou apenas porque o seu caminho cruza-se com o nosso, na casa de banho ou na varanda, no verão ou no inverno. Pequenas, para nos darem cabo do juízo. E, pior que tudo, cobardes porque teimam em fazer-se acompanhar de uma centena de amigos. Quem poderia gostar de tal bicho?

Nunca pensei em muito mais além disso no que a formigas diz respeito. Mas estava errado, ah! se estava. O documentário Ants: Life Inside the Colony é um bilhete gratuito para uma viagem alucinante, com destino ao mundo de um dos insectos mais pequenos e aquele que existe em maior número, em todo o planeta.

Formigas. Quem diria? Um autêntico mundo dentro deste nosso outro, e maior, mundo. A organização, a complexidade, a eficácia e, acima de tudo, a união de centenas, milhares de pequenos bichos numa estonteante continuidade de operações e tarefas, que só nos pode surpreender. E ensinar. Como poderão estes bichinhos que nos habituámos a ignorar ensinar-nos tantas e tão valiosas lições? É aquilo que alguns cientistas tentam entender.

Lembre-se, da próxima que vir uma destas, estará a vir ou a ir para uma destas megalómanas construções subterrâneas. Ou, então, pode estar perdida. Aí já não tem tanta piada.

Uma viagem alucinante mascarada de uma verdadeira lição, este mundo das formigas.